22 junho 2009

TRANSIBERICO 2009



fotos de www.todoterreno.pt



Fica para a história, a estreia no Transibérico, da equipa Tiago Avelar / Silva Santos, em Nissan Navarra, com três terceiros lugares do agrupamento T2 e a consequente subida ao quarto lugar no grupo T2 no Campeonato Nacional de Todo o Terreno.

Segundo Tiago Avelar, “sabíamos que ia ser uma prova com uma dureza extrema e com temperaturas a rondar os 40ºC, fora do carro, porque lá dentro andou perto dos 60ºC, muito exigente quer mecânica quer fisicamente para os pilotos”.

No primeiro dia a equipa, andou com muitas cautelas, rodaram moderadamente para não terem nenhum dissabor e assim cumpriram o primeiro dia da prova sem terem tido problemas de maior, como prémio o 3º lugar do T2.

No segundo dia já em Espanha, a equipa sabia que tinha andamento para ambicionar um pouco mais e entrar com ritmo mais vivo, no entanto, já perto de terminar a primeira ronda e a rotula da roda da frente esquerda cedeu e hipotecou a hipótese de terminarem a segunda etapa.

No terceiro dia de prova “foi espectacular e muito do nosso agrado, com pistas rápidas andamos com alguma rapidez acabando naturalmente por ultrapassar concorrentes que partiam à nossa frente, tivemos que ter cabeça fria para não hipotecarmos os pontos do campeonato, tivemos o azar de se ter partido um apoio de um amortecedor traseiro o que nos obrigou a fazer o resto da prova só com três amortecedores na traseira da Nissan Navara”, referiu no fim da etapa Tiago Avelar, com o semblante desgastado de tanto calor. Contudo conseguiram acabar este dia com mais um importante 3º lugar no T2.

Quarto dia de prova já em Beja, com um bom traçado, com um misto de mau piso e pista rápida, a equipa começou com ritmo forte e ultrapassou cerca de seis ou sete concorrentes que partiam à nossa frente, terminamos a primeira ronde satisfeitos com o andamento, infelizmente à entrada para a assistência viram que o triangulo da frente direito não estava bem, tenda a assistência feito um óptimo trabalho, soldando o triangulo possibilitando assim à equipa ir para a segunda ronde com o objectivo de levar a Nissan Navara até ao final da especial.

Cerca do km 70 para nosso espanto furamos e tivemos cerca de 20 minutos a mudar a roda, diga-se de passagem que não foi tarefa fácil pois estavam mais de 40 º C e já estávamos algo desgastados, mas lá conseguimos acabar a especial” referia felicíssima a equipa no final da especial.

Depois foi cumprir cerca de 213 km's de ligação até ao podium em frente ao Casino do Estoril e registarem mais um 3º lugar no grupo T2. Cujo Campeonato Nacional ficou ordenado da seguinte forma:

1º Nuno Matos: 156 pontos
2º Mário Dinis Lucas: 111 pontos
3º Pedro Silva Nunes: 90 pontos
4º Tiago Avelar: 85 pontos
5º Jorge Plácido Simões: 79 pontos
6º Adelio Machado: 49 pontos
7º Afonso Baptista: 21 pontos
8º Fernando Barreiros: 0 pontos

Sem comentários:

Enviar um comentário