25 março 2010

Team Riser Persur com amargo de boca… quando comandavam o T8



Tiago Avelar/ Silva Santos vinham para a segunda prova do campeonato com objectivo de discutir a vitoria no T8.

A prova começou no sábado por volta das 15:30 h com uma dupla passagem pelos cerca de 7,5 km’s da super especial, a primeira passagem não correu muito bem mas mesmo assim fizeram o tempo de 06:25.63 o que equivalia ao 5º posto do T8 a 5.64 s do primeiro T8; na segunda passagem pela super especial correu francamente melhor e o tempo registado 06:13.78 equivalia ao terceiro lugar do t8 a 6.33s do primeiro t8 acabando assim o sábado com um 15º posto da geral e 4º no t8 , um pouco a quem das expectativas da equipa, mas o melhor conhecimento das viaturas por parte dos adversários directos e a timidez da primeira passagem ditaram esta ordem de partida para o domingo.

No domingo o sector selectivo era duro, rápido e muito técnico e com cerca de 317 km’s , a equipa entrou bem e foi ao longo da classificativa ultrapassando alguns dos seus adversários directos, primeiro o Paulo Sousa e depois o João Belo o que veio a proporcionar que em cp1 com o tempo realizado de 01:11.49s já se encontravam em 13º da geral e segundo lugar do T8 a 1:09s do primeiro que na altura era o Paulo Sousa.

Continuaram a imprimir um ritmo vivo e a viatura estava a corresponder na perfeição passando para o comando no t8 passados mais alguns km’s e em cp2 comandavam este agrupamento com o tempo de 02.46:39s e uma vantagem de 02:08s para o Henrique Menezes e já ocupavam o 12º lugar da geral…

Foi passados alguns km’s que subitamente ao fazer uma esquerda o proto terrano II se calou e teimou em pegar… a dupla de pilotos saiu de imediato para tentar arranjar a avaria abriu capot viu todas as hipóteses que poderiam ser e só passados + de 15 minutos descobriram que um relé por baixo do tablier se tinha solto, conseguiram prosseguir mas claro estava tudo perdido em relação á liderança… passados não mais de 20 km’s constataram que o carro estava a perder rendimento e não tinham pressão de turbo… foi um arrastar até á assistência para tentar reparar a avaria o que não veio a ser possível e bastante penalizador no tempo de prova pois ficaram cerca de 20 minutos na assistência, a equipa ainda pôs a hipótese de abandonar logo ali mas decidiram continuar para tentar amealhar alguns pontos para o campeonato.

O calvário ficou completo quando a cerca de 80 km’s do final a transmissão da frente esquerda não quis colaborar e cedeu o que veio a obrigar o proto terrano II a ir até ao final da etapa só com tracção traseira.

A equipa concluiu a etapa vindo mesmo a colocar o carro em parque fechado do final da prova, com o tempo realizado terminariam em 4º do t8 e 3º nas contas do campeonato equivalendo 15 pontos, mas infelizmente os curtos 380 minutos ( 03:20.00s ) dados pela organização do clube automóvel do Algarve para fazer este sector foram excedidos em 14: 10s o que veio a ditar a desclassificação da equipa. ( seis equipas que colocaram os seus veículos em parque fechado final foram desclassificadas por excesso de tempo, uma situação que terá que ser revista pelo clube automóvel do Algarve pois desclassificou um terço dos carros que chegaram ao final desta prova.)

As palavras de Tiago Avelar no final da prova:

“ ficamos com um amargo de boca pois mostramos que temos andamento para ganhar no T8, foi inglório a maneira como ficamos parados a olhar para o carro quando comandávamos a mais de meio da prova … vamos preparamo-nos ainda melhor já para o Ervideira Rali TT e prometemos discutir ao segundo a liderança no T8 “

Press ATsport

Tiago Avelar / Silva Santos

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